top of page
Buscar
Foto do escritorAndréia Lopes

Amor de Perdição: feminilidade vs virilidade

Atualizado: 30 de set. de 2021

Primeiras impressões sobre os personagens


Quem é Teresa Albuquerque?


O livro retrata o romance de dois jovens portugueses, Simão e Teresa, que são impedidos por suas famílias de ficarem juntos devido à rivalidade existente entre os clãs. Soa familiar esse enredo, não?


A imagem acima é uma pintura medievalesca, há uma mulher sentada em um banco e um homem ajoelhado segurando as mãos dela, enquanto eles se olham profundamente, ao fundo há belas árvores verdes e um céu rosado.
Fonte: https://bityli.com/rbUSma


No entanto, a mera proibição não é suficiente para afastar os dois amantes. Durante várias tentativas de encontros dos dois, Teresa se vê diante de uma escolha difícil: se casar com seu primo ou ir para um convento. A jovem foi prometida por seu pai ao seu primo, no entanto, ela se recusa a todo custo fazê-lo. Além disso, sabe muito bem o custo de tal decisão e suas consequências, mas prefere sofrê-las por algo no qual acredita do que viver uma relação forçada imposta por seu pai. Portanto, em todo momento ela deixa transparecer a certeza de suas escolhas e ficam ainda mais evidentes em alguns trechos sua maturidade e atitude, como pode ser visto abaixo, em que recita ao seu amado:



Não receies nada por mim, Simão. Todos estes trabalhos me parecem leves, se os comparo ao que tens padecido por amor de mim. A desgraça não abala minha firmeza, nem deve intimidar os teus projectos. São alguns dias de tempestade, e mais nada [...] (CASTELO BRANCO, 1862, p. 54)

É potente a forma como ela demonstra ser inabalável ante a situação a qual foi submetida. Tal trecho contrapõe-se às reflexões e afirmações de seu anfitrião sobre a menina estar vivendo apenas um amor vil, passageiro e "bobo" de infância. Teresa tem plena certeza do que quer, quantas vezes mulheres e meninas como ela têm suas decisões desprezadas e subestimadas em detrimento do desejo de um homem sobre a seu destino? Milhões de vezes ao longo de sua vida, com certeza. A bravura de Teresa é tão grande quanto sua determinação.



Entretanto, para seu pai, a recusa é desonrosa para seu legado, assim, Teresa mantem firme sua decisão de não se casar com um homem pelo qual não sente amor. Ao longo da história eu, assim como Simão, fui me apaixonando por Teresa (aliás, se uma boa história não tiver um personagem para amar e um para odiar, não é uma boa história haha). Isso porque a donzela sempre manifesta sua coragem, resistência e determinação, contrastando com a construção do autor de jovem frágil superprotegida pelo pai. Apesar de sua pouca idade Teresa nos surpreende com sua força, afinal, é de seu destino que se trata e ela é a grande protagonista dele, cabendo-lhe defini-lo. E parece estar bastante determinada.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page