A literatura é comumente criticada pelos alunos do ensino médio e fundamental, pois é taxada como "chata", "entediante" e "enfadonho". Essa reputação persegue até mesmo os alunos que gostam de ler. Pois, embora gostem de praticar leitura, muitos ainda não gostam de estudar literatura. Isso porque as aulas de literatura são pouco dinâmicas o que reforça o preconceito dos alunos em relação à matéria.
Outros só começam a se interessar de fato quando percebem a relevância da matéria e seu respectivo peso na nota do vestibular. Pensando nessa dificuldade encontrada por muitos alunos, selecionamos três aulas dinâmicas que versam sobre o romantismo em Portugal para divulgá-las em nosso blog.
O professor Nolsen expõe as principais características do movimento literário de forma divertida. Entre as quais estão: o byronismo, o subjetivismo, o sentimentalismo, o nacionalismo, entre outros aspectos. O diferencial desta aula é que o professor explica as características de modo bastante acessível, assim, o aluno que antes buscava simplesmente memorizar uma lista de aspectos que estão presentes nas obras, passa a compreendê-las com bastante facilidade.
A seguir, no vídeo a professora Talita Galvão, ela explora o contexto histórico e político, mas também as características de escrita dos autores românticos. Ainda, aborda as fases do romantismo, bem como os principais autores e suas obras de modo aprofundado mas ainda assim bastante simples. Não usa termos difíceis que inviabilizem a compreensão e transmite muita seriedade e autoridade sobre o tema.
Por último, selecionamos o vídeo de Carolaine Marinho, estudante de Letras/PT pela UFPB, no qual ela delimita as gerações românticas e especifica cada fase do movimento. Seu diferencial é a citação de trechos das obras principais, além de sempre incentivar sua leitura aos espectadores. Ao colocar os fragmentos, a estudante deixa sempre um "gostinho de quero mais" das expressões artísticas que cita. Temos certeza que muitos inscritos leem pela curiosidade que ela deixa no ar (hahaha ;)).
E aí, conhece algum desses professores? Conta pra gente ;)
Comentarios