Sabemos que dar aulas de literatura é bastante desafiador, o professor precisa reinventar as abordagens didáticas usadas em sala bem como suas técnicas. Entretanto, devemos alertar que não existe uma fórmula mágica para ministrar a aula perfeita.
A aula nada mais é do que o resultado da mistura de técnicas, adaptações, metodologias e abordagens de um professor para adequar o conteúdo didático ao grupo específico de estudantes. Logo, o que propomos, então, é uma sugestão para diversificar uma aula típica de literatura, tendo por objeto o conteúdo "Romantismo em Portugal".
1. BINGO
A primeira ideia é o bingo, pois é um jogo que abrange a todas as idades. O professor deverá primeiro distribuir as cartelas para cada aluno. Elas poderão conter as características principais do período ou o nome dos autores mais famosos ou ainda suas obras. Pode ser uma forma bastante divertida para revisar os conteúdos já tratados em sala anteriormente. Criamos uma ficha pra você, que pode ser baixada aqui abaixo!
.
2. ANTÔNIMO
Essa proposta foi pensada para que os estudantes consolidem aspectos introdutórios da disciplina como as principais características das obras ou do contexto histórico, por exemplo, se tiver relação com a história pré romântica, os alunos deverão receber fichas com palavras e suas antônimas e organizá-las de acordo com a ordem histórica dos fatos. Outra opção é entregar as fichas com as palavras antônimas aos alunos e pedir que eles escrevam o oposto do que aconteceu naquele período usando as palavras. Nesse caso, os alunos exercitarão não só a sua memória sobre o que realmente aconteceu na ascensão do romantismo, mas também dominarão o conteúdo e usarão sua criatividade para criar uma história oposta.
3. PALAVRA AUSENTE
A última sugestão pode ser desenvolvida entre os alunos, os quais se dividirão em grupos e deverão criar cartazes a partir de textos escolhidos pela professora. Eles deverão selecionar frases ou fragmentos das obras românticas e reescrevê-las em um cartaz com palavras ausentes. Em seguida, o/a docente deverá recolher o texto entregue e os grupos poderão trocar os cartazes entre si, o jogo termina quando o primeiro grupo adivinhe todas as palavras ausentes.
Você também pode criar sua própria brincadeira usando o site WordWall (clique aqui) que é uma ferramenta gratuita que possibilita a criação dessa e de outros jogos no formato online. Uma ótima opção para aulas não presenciais, não é mesmo?
*
O que achou das brincadeiras? Conte pra gente ;)
Comments